Pesquisar este blog

O Panorama Lavrense pretende, em 2018, participar de duas feiras do agronegócio gaúcho: a Expointer e a ExpoLavras. Seja um parceiro comercial de nossas coberturas a preços especiais. Contatos no bate-papo ou pelo whats (51) 99780 7324. //// VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Nosso território

Nosso território
Estatísticas de Lavras do Sul
Informações de Lavras do Sul no IBGE

O Autor


Murilo de Carvalho Góes nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de junho de 1980. Concluiu seus estudos elementares e de Ensino Médio na Capital mesmo, e é bacharel em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, tendo concluído o curso em agosto de 2011.

Curiosamente, nenhum de seus pais ou avós nasceu em Lavras do Sul. O que levou Murilo a desenvolver o presente trabalho é o vínculo que seus familiares tinham com o Município. Sua avó materna, Elda Carvalho (1922-2012), e seu pai, Domingos Góes (conhecido na cidade como "Mingo"), residiram em Lavras em suas juventudes. A mãe de Murilo, Carmen Góes, também tem vínculos com o Município, assim como seus demais familiares. 

Torcedor do Grêmio (embora no site e nos canais institucionais procure manter a isenção com relação a futebol), Murilo procura sempre se atualizar com as informações do mundo à sua volta. Adora jornalismo, informática, Internet, livros, mapas, gramática, esportes, estatísticas, música, turismo, viagens e, claro, Geografia.

Mesmo morando na Capital a vida toda, divide o amor geográfico com as duas cidades (Poa e Lavras). Também realiza estudos sobre cidades da região da Campanha, como Caçapava do Sul e Bagé, e é um grande incentivador da região dentro e fora da Internet.

Em 2013, foi agraciado com o Título de Cidadão de Lavras do Sul, face à sua obra de contribuição de material do Município na Internet e sua dedicação ao Município.

Em 2016, lançou seu primeiro livro: "Internet e Geografia - Aplicações e Desenvolvimento", trabalho que une os conceitos da ciência geográfica com a realidade da Internet nos anos 2010.

Desenvolve desde 2007 o projeto Panorama Lavrense (panoramalavrense.com.br e nas redes sociais), que visa projetar Lavras do Sul e região via web.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny